Saúde
Equipe da Sesau realiza ação educativa contra tabagismo
Vinícius Campos® 11 de maio de 2012 Enviar para um amigo Imprimir Post Imprimir Post

O calçadão do Córrego Canabrava foi o pano de fundo utilizado por uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), no final da tarde dessa quarta-feira (25 abr.) para chamar a atenção da população para os males causados pelo consumo de cigarro.

O local foi escolhido para a ação educativa de conscientização, em razão do fluxo de pessoas que passam por ali se exercitando e, com efeito, buscando um hábito de vida mais saudável. A mensagem é estimular os fumantes a combaterem o vício e os não-fumantes a atuarem na prevenção ao primeiro trago.

O Novo Atlas do Tabaco anota que o cigarro matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo na última década. O mesmo documento dá conta de que o tabaco é responsável por mais de 15% de todas as mortes de indivíduos do sexo masculino e mais de 7% dos indivíduos do sexo feminino. 

Grupo de apoio

Além das campanhas educativas contra o tabaco que serão realizadas pelo menos três vezes por ano em Unaí, a Sesau criou no Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado um grupo de apoio aos fumantes crônicos.

O grupo de apoio (uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo e assistente social) presta atendimentos aos fumantes que querem deixar o vício.

O atendimento é prestado durante um ano. No primeiro mês, os encontros com a equipe são semanais, todas as quartas-feiras. A partir do segundo mês, as reuniões com o grupo passam a ser quinzenais e, finalmente, mensais.

O grupo de apoio prioriza o atendimento aos fumantes crônicos que desejam largar o vicio, mas não conseguem fazê-lo sozinhos, necessitando de ajuda profissional. Para o atendimento no Hospital Municipal, o candidato deve se cadastrar na Secretaria Municipal da Saúde, em horário de expediente.


Equipe da Sesau reproduz no calçadão do Córrego Canabrava ambiente 
de enfermaria 


Ator encena sofrimento de um paciente terminal com complicações decorrentes 
do tabagismo


A intenção é envolver a população na campanha de combate ao fumo


O local foi escolhido pela equipe em razão do fluxo de pessoas

Fonte: http://www.prefeituraunai.mg.gov.br