Saúde
Implante ou dente? Qual a melhor opção?
Vinícius Campos® 11 de maio de 2011 Enviar para um amigo Imprimir Post Imprimir Post

A resposta para o questionamento do título parece clara. O dente é sempre melhor que o implante. Porém é preciso avaliar em que circunstâncias isto é verdadeiro.

A remoção de dentes ainda é uma prática relevante nos consultórios odontológicos. Certamente em menor escala se compararmos com 30 ou 40 anos atrás. Entretanto ainda é possível encontrar indivíduos que perdem os dentes devido ao desenvolvimento de lesões cariosas e doença periodontal decorrentes da falta de orientação e cuidados básicos com a higiene bucal. Junte-se a isso o fato de que é comum o cirurgião dentista se deparar com a indicação para remoção de elementos dentais inviáveis. Traumatismos dentários, alterações periodontais graves, recidivas de lesões cariosas em dentes que já foram submetidos a tratamentos odontológicos extensos, costumam ser indicações comuns para extrações dentárias atualmente.

Atualmente com o avanço e sucesso da implantodontia os planejamentos de tratamentos odontológicos tiveram uma mudança em sua concepção. Os implantes são uma excelente alternativa para aqueles elementos dentais, que anteriormente seriam submetidos a tratamentos caros, prolongados e de sucesso duvidoso. Em algumas situações os tratamentos propostos apenas protelavam a remoção do dente acometido e o mantinham na cavidade oral por mais alguns meses ou anos.

Hoje o cirurgião dentista pode cogitar a remoção deste tipo de dente e indicar a instalação de implantes osseoitegráveis com uma previsibilidade muito maior de uma reabilitação bem sucedida. Pare que isso ocorra é necessária uma avaliação extremamente criteriosa por parte do cirurgião dentista e que o paciente esteja plenamente ciente dos prós e contras de se manter o dente ou não. A decisão de remover o dente e passar a usar o implante nestes casos deve ser tomada pelo paciente após receber os devidos esclarecimentos de seu dentista. Ou seja, a confiança na capacitação do profissional especializado é fundamental.

Dr. Sérgio Costa de Oliveira

 

Graduado pela Faculdade de Odontologia da UFMG em 1992
Especialista em Periodontia (nível Lato Sensu)
Pós Graduado em Implantodontia
Pós Graduado em Prótese Sobre Implantes
Pós Graduado em Cirurgias avançadas em Implantodontia
Professor do Curso de Especialização em Implantodontia da ABO MG – seção Montes Claros

 

 

 

Artigos:

Afinal, para que serve o implante?

http://www.unainet.com.br/artigo_dr_sergio_costa_oliveira_janeiro_2011.php

Como substituir os dentes perdidos?

http://www.unainet.com/como-substituir-os-dentes-perdidos/

Implante ou dente? Qual a melhor opção?
http://www.unainet.com/implante-ou-dente-qual-a-melhor-opcao/

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade