Política
Informativo Semanal da Câmara Municipal de Unaí 14 de maio de 2012
Vinícius Campos® 18 de maio de 2012 Enviar para um amigo Imprimir Post Imprimir Post

Editorial

Foi dada a largada para as festividades juninas, Conhecidas como barraquinhas, aqui no Noroeste elas começam em maio e vão até agosto. São as juninas estendidas. A Câmara Municipal deseja sucessos a todos os organizadores e que a população possa participar sem alardes, com muita disciplina,  harmonia e alegria.
Poder Legislativo
O Poder do Povo

            

Aconteceu em Plenário

15ª Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa –

16ª Legislatura – Presidida pelo Vereador

Hermes Martins Souto em

14 de maio de 2012, realizada em sua Sede.  

Matérias Aprovadas:

Fase Única:

a) Requerimentos 215, 216, 217, 218, 219, 220, 221, 222, 223, 224, 225 e 226/2012,  de autoria dos senhores vereadores, que solicitam as providências que especificam.

 

 Manifestação de Pesar:

A Câmara Municipal de Unaí, em Requerimento do Vereador Tadeu, com o apoio de todos os demais vereadores, manifesta PESAR aos familiares do senhor Orozimbo Alves Pinto, pelo seu lamentável falecimento ocorrido no dia 02 de maio do corrente ano.

A Câmara Municipal de Unaí, em Requerimento do vereador Euler Braga, com o apoio de todos os demais vereadores, manifesta PESAR aos familiares do jovem Verne Modesto Coimbra, pelo seu lamentável falecimento ocorrido no dia 10 de maio do corrente ano.

 

Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral           

Vereador Paulo Arara (DEM), cumprimentou a todos e falou sobre os bairros Cachoeira e Zé Pedro, que segundo o vereador, as obras que deveriam serem feitas, não estão sendo realizadas. Reclamou ainda do pouco serviço que esta sendo feito e que o mesmo não tem fiscalização, não se vê um engenheiro e nem alguém que possa responder pela obra. O parlamentar falou ainda sobre o bairro Park Areia, que soube que irão colocar água e que o valor será dividido entre os moradores. Paulo Arara preocupa-se devido o tempo gasto para as obras e sabe que dia menos dia as chuvas retornam e os trabalhos não poderão serem feitos com mal tempo. Pediu soluções. Finalizou parabenizando os organizadores da festa no bairro Cachoeira que contou com a participação da população e falou ainda sobre a feira livre que esta acontecendo no bairro semanalmente.

Vereador Thiago Martins (PR), após os cumprimentos falou sobre viagem que o senhor prefeito e o vice prefeito fizeram em visita a presidente Dilma, quando conseguiram mais duas creches para Unaí sendo uma a ser construída no distrito de Garapuava. Em outro assunto, deu os parabéns aos organizadores da Terceira Semana Cultural do CEPASA que destacou o ponto de cultura além de disseminar a arte em suas várias vertentes.

Vereador Edimilton Andrade (PSD), cumprimentando a todos falou de sua visita ao gabinete do deputado Inácio Franco acompanhado de representantes das regiões do Aldeia e do Brejinho e que se dirigiram até a sede da CEMIG, quando pediram ao vice presidente da estatal, Arlindo Porto, melhorias nas redes de transmissão. Thiago Martins entrou na discussão e deu os parabéns ao colega dizendo que o mesmo esta certíssimo e que deve-se sim pedir a quem pode resolver os problemas, deve-se ir direto em quem manda. José Inácio, também em aparte, disse que precisam ainda do apoio do Executivo municipal ao pequeno produtor que para ele é muito pouco. Edimilton Andrade agradeceu aos apartes e disse que o apoio ao pequeno produtor deve ser dado sempre e que a população deve-se ater as autoridades que realmente ajudam ao município e não dar atenção aos paraquedistas que aparecem somente em épocas de eleições.

Vereador Olímpio Antunes (PSB), em nome do senhor Jackson, Dr. Jonas e do radialista Faixa Branca, cumprimentou a todos os demais presentes e discorreu sobre o dinheiro público municipal dizendo que o mesmo não é pouco e sim, muito mal administrado. Sobre a creche do distrito de Garapuava, lembrou que antes tarde do que nunca e que os moradores do distrito irão receber com bom grado esse tão necessário serviço. O parlamentar soube que o senhor prefeito disse em emissoras de rádio que algumas obras não saem devido a negativa dos senhores vereadores. Perguntou a todos, desde quando vereador tem poder de mando em obras? Lembrou ao senhor prefeito que os vereadores somente legislam e fiscalizam, não tendo nenhum poder sobre andamentos de obras. José Inácio em aparte, disse que o senhor prefeito no inicio de seus mandatos, vendeu as máquinas da Administração e agora, no último ano de governo, quer comprar novas máquinas e que isso é querer brincar com a inteligencia do povo, e disse que a Administração esta perdida e não sabe o que fazer. Olímpio Antunes agradeceu ao aparte e disse que a política da Administração é contra eles mesmos. José Inácio mais uma vez em aparte disse que o asfalto colocado em Boa Vista ficou tão estranho que após poucos dias de colocado já esta nascendo até mato no asfalto novo. Olímpio agradeceu novamente e disse que esta é mais uma prova de que o dinheiro público esta sendo mal aplicado e que se o prefeito não dá conta do serviço, que entregue o cargo.

Vereador Ilton Campos (PSDB), cumprimentou a todos e desejou felicidades a todas as mães pela passagem de seu dia no ultimo domingo. Parabenizou as mães assim como também todas as mulheres, discorrendo sobre o seu dom natural em gerar novas vidas, dignificando-as como grandes companheiras de todos os momentos. Em outro assunto, deu também os parabéns a Administração pela retirada dos canteiros no bairro Cachoeira. O parlamentar discorreu sobre o serviço dizendo ser uma reivindicação antiga dos moradores e que agora esta sendo realizada. Parabenizou e incentivou a ação.

Vereador José Inácio (PMN), cumprimentou a todos e em especial ao radialista Faixa Branca presente à reunião. Discorreu sobre as dificuldades do pequeno produtor rural que quase não  tem nenhum incentivo e ainda não conta com a boa vontade dos administradores atuais. Olímpio Antunes em aparte, lembrou que a Administração aluga máquinas já há anos e agora, alega que não faz obras por não terem máquinas e ainda culpam os vereadores que, como todos sabem, não tem nada com isso e nem com a má administração ora vista no município. José Inácio agradeceu ao aparte e disse que toda a população esta vendo os desmandos acontecidos e que a resposta virá nas urnas, em outubro próximo.

Vereador Tadeu (PMDB), após os cumprimentos discorreu sobre o financiamento de 3 milhões, não autorizado pela Câmara, que deveria ser usado na compra de máquinas pesadas. Disse que os vereadores não aprovaram o pedido devido estarem no último ano de governo e que as máquinas, caso fossem compradas, serviriam apenas para fazer política com os bens públicos. Reforçou que o Governo municipal deveria ter tido essa iniciativa ainda em seu primeiro mandato e não agora, quando se despede do comando do município. Ficou sabendo que o chamam pelos gabinetes e ruas da cidade de velho, e disse que antes ser velho do que ser velhaco, pois não aceita e nem comunga com coisas erradas e muito menos estranhas ao serviço público. Para o parlamentar, o governo municipal perdeu as rédeas há muito tempo e agora, no desespero, tenta maquiar suas atividades e culpar terceiros quando suas investidas não dão certo. Lamentou Unaí estar vivendo com uma administração que para ele é ineficiente e sem comando.

 

Espaço do Presidente:

Hermes Martins Souto do PV, cumprimentou a todos e mais uma vez discorreu sobre os serviços de asfaltamento realizados na cidade. Disse que o serviço esta sendo mal feito e o que é pior, não estão, os do Governo, refazendo o que foi mal realizado. Disse que os moradores do bairro Zé Pedro estão se organizando e que não querem saber de um asfalto de má qualidade, que dure apenas uma temporada. Pedem que seja feito um serviço de primeira e não essa enganação que se vê hoje. Finalizou pedindo providencias iguais para as estradas rurais que em recente pesquisa realizada, descobriu-se que quase 90% delas apresentam um ou outro problema sério, sem falar das antigas pontes e ainda os mata burros que toda a semana, em uma região ou outra, acabam produzindo acidentes. O Presidente Hermes Martins Souto pediu mais seriedade no trato com a coisa pública. A reunião teve seu término às 17 horas. EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPE

Coordenação Geral:     Presidente – Vereador Hermes Martins Souto  

Produção e Revisão:     Washington Moreno – Reg. Mtb  JP  5. 065/DF

Supervisão:               Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição:             Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem :                 250  Exemplares Semanal                

       Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

       Avenida José Luiz Adjuto, 117 – Centro – Unaí – Minas Gerais

               Telefax (038) 3676 1477/3357   –     Caixa Postal – 123  camara@camaraunai.mg.gov.br    Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.

 

Anúncio  da  Ordem  do  Dia

Próxima Reunião: 21  / / MAI  // 2012

(Segunda – Feira às 15 horas em sua Sede)

 

Fase Única:

a) Votação dos Requerimentos 228, 229, 230, 231, 232, 233, 234 e 235/2012, de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências que especificam.

 

MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:

PROJETOS DE LEI:

6 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que denomina de 'Pedro Fernandes da Silva', o bem público que menciona;

7 – De autoria do senhor Prefeito Municipal, que estabelece as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do exercício de 2013 e dá outras providências;

8 – De autoria da Mesa Diretora, que extingue cargos de provimento em comissão, cria especialidades para cargos de provimento efetivo, altera dispositivos da Lei 2.281, de 24 de março de 2005, que 'dispõe sobre a organização administrativa da Câmara Municipal de Unaí, e dá outras providências; da Lei 2.283, de 213 de abril de 2005, que 'dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos e Carreiras da Câmara Municipal de Unaí (MG), estabelece normas gerais de enquadramento, institui nova tabela de vencimentos e dá outras providências;

9 – De autoria do senhor Prefeito Municipal, que altera a Lei 2.757, de 16 de dezembro de 2011, que 'estabelece a forma de financiamento das políticas públicas a serem executadas pelo município de Unaí em 2012' e, dá outras providências ';

10 – De autoria do senhor Prefeito Municipal, que estabelece normas para regulamentar a instalação e funcionamento de agências funerárias, empresas de transporte de cadáveres, velórios, necrotérios, salas de necropsias, salas de anatomia  patológica, laboratórios de procedimento de conservação de corpos e afins e dá outras providências.

 

REQUERIMENTOS:

096 – De autoria de Vereadores  – Requerem a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar possíveis irregularidades nas obras de pavimentação e recapeamento  asfáltico realizadas na cidade de Unaí a partir do ano de 2009.

 

PETIÇÕES:

001Sebastião Pereira da Silva – Requer providências no sentido de vistoriar os ônibus escolares das regiões do PA Barreirinho, Chapadinha, Palmeirinha e Garapuava;

002 – Comissão Executiva do Transporte Escolar – Reivindica providências para melhoria dos serviços de transporte escolar prestados no município de Unaí.

—————————————****—————————————-

 

Poder Legislativo – O Poder do Povo

Unaí – Minas Gerais – Quarta – Feira –  16 _ Maio _2012

Edição nº 543

 

LEGISLATIVO – O PODER DO POVO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Unaí - www.camaraunai.mg.gov.br/