Notícias
Preço da saca de feijão anima produtores do grão de Unaí, MG
Vinícius Campos® 8 de fevereiro de 2012 Enviar para um amigo Imprimir Post Imprimir Post

Saca de feijão na região sai R$ 150, praticamente o dobro do ano passado.

 

O excesso de chuva atrapalhou o desenvolvimento das lavouras de feijão de Unaí, maior produtor do grão de Minas Gerais. Mesmo assim, os agricultores estão contentes com o preço. Na região foram plantados 20 mil hectares do grão, com redução de dez mil em relação ao ano passado.

O agricultor Mauro Rodrigues Bráulio, que plantou 70 hectares de feijão, tinha a expectativa de colher 50 sacas por hectare. Mas o produtor ainda não conseguiu atingir a meta por causa do período chuvoso. “Eu achei que daria uma safra melhor, mas, realmente, deu uma quebra boa”, diz.

A lavoura úmida atrai pragas e doenças. “Dá muita antracnose e muito mofo branco”, diz o agrônomo Marcelo dos Santos.

A região de Unaí concentra 30% da produção. O terreno fértil e a altitude favorecem a produção do feijão pérola. O produtor Mauro Rodrigues Bráulio aposta nesse diferencial para garantir os lucros. “A qualidade até que ficou muito boa devido à chuva. Nós não conseguimos controlar a antracnose. O que vai nos salvar é o preço que está com a expectativa de preço melhor”, diz.

Fonte: g1.globo.com - http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/01/preco-da-saca-de-feijao-anima-produtores-do-grao-de-unai-mg.html